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Gestão democrática escolar e capacitação continuada de gestores: (res)significação da linguagem no contexto escola

 

Silvana Edinezia Campos da Luz


Dia 15 de junho de 2007, às 9 horas

Sala de Treinamento do Campus Sul da Unisul

Dra. Mariléia Silva dos Reis – UNISUL (orientadora);

Dra. Edair Maria Gorski – UFSC (avaliadora);

Dr. Ingo Voese – UNISUL (avaliador); e

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Esta dissertação tem como proposta a descrição e discussão dos resultados obtidos num curso de capacitação continuada (carga horária de 20 horas) ministrado a gestores (apoio pedagógico, corpo administrativo e docente) de uma escola pública do município de Araran-guá (SC), sobre a importância do reconhecimento do uso variável da linguagem que permeia as interações dos falantes de toda a comunidade que circunda a escola e de como este conhe-cimento pode contribuir para que aconteça uma efetiva gestão democrática escolar.  Parte-se da interface de dois pressupostos teórico-metodológicos: de um lado, a teoria da variação e mudança lingüística de natureza diatópica, diastrática e estilística (ou de registro), pautada na Sociolingüística Variacionista de William Labov; de outro lado, a concepção de gestão demo-crática escolar, como princípio firmado na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 14 da LDB lei 9. 394/96. O curso foi constituído de três estágios: aplicação de um pré-teste, que se caracteriza como uma atividade diagnóstica dos conhecimentos dos gestores sobre o tema; desenvolvimento do curso; e aplicação de um pós-teste.  Os resultados evidenciam que os gestores investigados, de fato, apresentaram pouco conhecimento teórico-metodológico sobre variação lingüística e gestão democrática escolar, evidenciando a necessidade de se reavaliar e se reformular o processo de formação dos profissionais da educação, em especial os que irão trabalhar nas escolas públicas brasileiras. 

 

Palavras-chave:

 

Variação lingüística, gestão democrática escolar, curso de capacitação.


versão integral

 

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