Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

130


Estratégias de compreensão textual na dislexia: análise com base na Teoria da Relevância

 

Berenice de Azevedo Rabello


Dia 4 de maio de 2007, às 14 horas e 30 minutos

Sala de Treinamento do Campus Sul da Unisul

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (orientador);

Dra. Lais de Toledo Krücken Pereira – UNISUL (avaliadora);

Dr. Adair Bonini – UNISUL (avaliador); e

Dra. Mariléia Silva dos Reis – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Com base na Teoria da Relevância de Sperber e Wilson, este estudo de caso com características experimentais analisa a compreensão textual de um conto infanto-juvenil de Mabel Condemarim por disléxicos fonológicos moderados (grupo experimental) comparados com leitores de mesma faixa etária e de mesmo nível de leitura (grupos de controle). Aplicando-se os conceitos de forma lógica, explicatura e implicatura, os resultados demonstraram que: a) os sujeitos dos grupos de controle fundamentaram preferencialmente suas inferências a partir dos inputs lingüísticos do texto de base; e b) os sujeitos disléxicos do grupo experimental, em função do déficit de componente fonológico, fundamentaram suas inferências a partir do contexto e das suposições de sua memória enciclopédica. 

 

Palavras-chave:

 

Teoria da relevância, dislexia, compreensão, cognição, texto.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061