Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

126


O ensino a distância das regras de acentuação gráfica de língua espanhola utilizando a internet: estudo comparativo da utilização entre o correio eletrônico e de um ambiente virtual de aprendizagem

 

Marcelo Mário Amendolara


Dia 5 de fevereiro de 2007, às 10 horas

Auditório do Bloco G do Campus Pedra Branca.

Dra. Dulce Márcia Cruz – UNISUL (orientadora);

Dra. Marialice Moraes – VIAS (avaliadora);

Dr. Wilson Schuelter – UNISUL (avaliador); e

Dra. Mariléia Silva dos Reis – UNISUL(suplente).


Resumo:

 

O presente trabalho teve como objetivo principal verificar as possibilidades de capacitar a distância assuntos relacionados às regras de acentuação gráfica da língua espanhola para dois grupos de alunos que participaram, cada um deles, em cursos de extensão de Língua Espa-nhola I durante o segundo semestre de 2002 e o outro grupo durante o primeiro semestre de 2004, ambos os cursos oferecidos pelo Departamento de Letras da UNERJ, na modalidade semipresencial. Ambos os cursos desenvolveram exatamente os mesmos conteúdos progra-máticos, no entanto os conteúdos oferecidos a distância, utilizando a internet, se diferenciaram pelo canal utilizado: no primeiro curso foi utilizado o correio eletrônico e o no segundo curso o ambiente virtual de aprendizagem do Núcleo de Educação a Distância da UNERJ. Geral-mente, na sala presencial, o que se observa é a fala do professor referente ao tema dos tópicos gramaticais e logo exercícios pouco discutidos ou dialogados, pois o ensino da gramática está influenciado em grande parte pela metodologia tradicional, centrada no professor, e não na relação dialogada e construtivista entre aluno-professor. Para reverter essa metodologia, este trabalho se propôs pesquisar qual seria a diferença no processo de ensino-aprendizagem, utili-zando o canal de comunicação da internet, entre o estudo pelo correio eletrônico e o fórum virtual da UNERJ. Foram desenvolvidas ações educativas fora e dentro da visão instrucionista ou de auto-estudo (correio eletrônico versus fórum). A metodologia utilizada foi baseada em estudo de caso, visando observar e analisar os diferentes resultados na aprendizagem entre a visão instrucionista e construtivista, concluindo que o modelo instrucionista também é valido para a pesquisa em questão através da promoção de EAD de primeira geração com mídias de terceira geração (material de estudo em anexo enviado por correio eletrônico). 

 

Palavras-chave:

 

Língua espanhola, gramática espanhola, educação a distância, acentuação gráfica.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061