Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

120


Análise Crítica do Discurso Publicitário na promoção de livros didáticos de Língua Inglesa

 

Richarles Souza de Carvalho


Dia 15 de dezembro de 2006, às 14 horas

Sala 1 do Campus Sul da Unisul

Dra. Débora de Carvalho Figueiredo – UNISUL (orientadora);

Dr. Orlando Vian Jr. – PUC/SP (avaliador);

Dr. Adair Bonini – UNISUL (avaliador); e

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Esta pesquisa teve como objetivo investigar o discurso publicitário presente em propagandas de livros didáticos de língua inglesa de 1a. a 8a. série do Ensino Fundamental, utilizados no município de Criciúma-SC em 2005-2006. Os 23 anúncios que promoveram oito livros didáticos foram retirados das contra-capas dos livros, dos websites das editoras e de catálogos impressos. Esses textos utilizam diferentes semioses verbais e não-verbais, buscando convencer os docentes a adotar determinados livros didáticos nas escolas em que lecionam. A ACD (Análise Crítica do Discurso) e a abordagem da Valoração serviram como arcabouço teórico para as análises lingüística e discursiva. Os resultados mostram que, por meio da interdiscursividade (discurso publicitário e discurso de ensino de línguas) e das escolhas léxico-gramaticais que supervalorizam a qualidade de seus produtos, as editoras constroem um ambiente favorável para a venda de materiais de ensino e exercem um grande poder de persuasão sobre seus compradores em potencial, os professores.

 

Palavras-chave:

 

ACD, discurso publicitário, livro didático.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061