Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

113


Exclusão pela Inclusão: a constituição de sentidos na Educação Especial

 

Catarina Rivadávia Silva e Souza


Dia 06 de dezembro de 2006, ás 14h30
Sala Auditório Bloco G do Campus Pedra Branca – Palhoça
Dra. Marci Fileti Martins – UNISUL (orientadora)
Dra. Cleussi de Fátima de Maman – UNIANDRADE (avaliador)
Dra. Solange Leda Gallo – UNISUL (avaliador)
Dr. Fábio de Carvalho Messa – UNISUL (suplente)


Resumo:

O presente trabalho, baseando-se nos dispositivos teóricos e analíticos da Análise do Discurso (Pêcheux, 1969 e 1975 e Orlandi, 1983, 1990, 1999), pretende compreender os sentidos produzidos sobre o Portador de Necessidades Especiais (PNE), especificamente o discurso da "inclusão total e irrestrita para todos". São analisados três cartazes de divulgação de campanhas produzidas pela Fundação Catarinense de Educação Especial, três reportagens veiculadas respectivamente pelos jornais Diário de Santa Catarina, Diário do Nordeste e O Mossoroense, bem como uma reportagem veiculada pela revista Gente Especial e um artigo divulgado no III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva, na PUC/MG. Busca-se, com esta discussão, confrontar os sentidos construídos no material pesquisado com o discurso sobre inclusão.

Palavras-chave:

 

Análise do discurso, portador de necessidades especiais, incapacidade, inclusão, exclusão.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061