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A percepção do consumidor sobre as imagens em embalagens de produtos alimentícios pronto e semi-prontos: ilusão ou analogia?

 

Carla Arcoverde de Aguiar Neves


Dia 29 de novembro de 2006, às 14h30

Sala 215 H do Campus Pedra Branca – Palhoça

Dr. Aldo Litaiff – UNISUL (orientador)

Dra. Marília Matos Gonçalves – UFSC (avaliador)

Dr. Fernando Simão Vugman – UNISUL (avaliador)

Dr. Fábio de Carvalho Messa – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

O trabalho tem por objetivo, abordar a percepção do consumidor com relação às imagens de embalagens de produtos alimentícios prontos e semi-prontos. Intenta-se confirmar com isso, qual a relação que o consumidor traça entre a imagem exposta na embalagem e seu correspondente de realidade, ou seja, o prato de alimento após seu preparo; e qual a avaliação que este realiza diante da possível incongruência entre os dois universos, do real e da representação. Evidencia-se que as imagens aplicadas a estes recursos midiáticos possuem um forte caráter estético e apelativo, que se estabelece por meio da manipulação e alteração do padrão de realidade, justamente com a intenção de angariar maior quantidade de consumidores. Porém nesta luta entre os concorrentes de mercado, será que o único a sair prejudicado desta relação é o próprio consumidor? Será que os fabricantes destes produtos e os profissionais da área de publicidade e design, estão sendo éticos com seu público? O que o consumidor prefere, uma imagem retratada com exacerbação, ou uma realidade otimizada? Estas são algumas das questões que constituem o cerne deste trabalho, que é realizado através de levantamento bibliográfico e de uma investigação de campo, a qual tem como foco os consumidores e os profissionais que trabalham com a imagem publicitária. Buscando aí identificar duas visões diferenciadas, a primeira atrelada à idéia do consumidor que se concentra no produto e suas qualidades, e a segunda relacionada aos profissionais que se direcionam a venda destes produtos, portanto investigar estes dois universos, só vem corroborar na busca do entendimento holístico desta relação entre a imagem e a realidade

 

Palavras-chave:

 

Embalagem, imagem, linguagem, consumo.


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