Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

105


A posteriorização [ÕW] na alternância fônica do ditongo nasal [ÃW] na fala de informantes bilíngües de terceira idade do município de Treze de Maio (SC) – evocação da tradição ítalo-brasileira.

 

Lisandra Trento


Dia 18 de agosto de 2006, às 17 horas
Sala Olavo Bilac do Campus Sul da Unisul..
Dra. Mariléia Silva dos Reis – UNISUL (orientadora);
Dra. Odete Pereira da Silva Menon – (avaliadora);
Dr. Wilson Schuelter – UNISUL (avaliador); e
Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Esta dissertação tem como objetivos analisar a fala dos informantes de terceira idade (65 a 83 anos) de Treze de Maio (SC), a partir da descrição da ocorrência da alternância fôni-ca do ditongo nasal [ãw] que se realiza como /aw/, /õw/ e /uw/, em vocábulos monossílabos e no final de vocábulos oxítonos. Esta pesquisa propõe-se entender melhor a diversidade lin-güística e as particularidades deste grupos falantes. A hipótese norteadora desse estudo é a de que a variante de traço mais posterior, que é a que se realiza como /õw/, deve ser a mais recor-rente na fala destes imigrantes, uma vez que esta posteriorização /õw/ do ditongo nasal anteri-or /ãw/ é a variante mais característica do idioma italiano (europeu) na articulação do respec-tivo ditongo. O modelo teórico-metodológico adotado tem como base a Sociolingüística de Willian Labov, no que diz respeito à Teoria da Variação e Mudança Lingüística, além do sub-sídio (também teórico) da Proposta Curricular de Santa Catarina/1998, que trata de situar o ser humano como um ser que produz história e é condicionado pelo fenômeno histórico, o que justifica entendermos que as diferenças individuais devem sempre ser consideradas obser-vando-se as determinações sociais provenientes de instituições legitimadas (p. 15).

 

Palavras-chave:

 

Sociolingüística, variação lingüística, imigrantes ítalo-brasileiros.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061