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Análise crítica das crenças dos professores de Língua Inglesa em processo de formação continuada no Estado do Paraná.

 

Nilceia Bueno de Oliveira


Dia 10 de agosto de 2006, às 14 horas

Sala Olavo Bilac do Campus Sul da Unisul.

Dra. Débora de Carvalho Figueiredo – UNISUL (orientadora);

Dra. Luciani Salcedo de Oliveira Malatér – FURG (avaliadora);

Dr. Adair Bonini – UNISUL (avaliador); e

Dra. Marci Fileti Martins – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Esta pesquisa está fundamentada segundo os princípios teórico-metodológicos da Análise Crítica do Discurso. Este campo de estudos é formado por pesquisadores interessados em descrever e explicar a linguagem como prática  social. Este estudo é uma amostra de investigação do discurso pedagógico, baseado teoricamente na análise tridimensional de um evento discursivo: o texto, a prática discursiva e a prática social (Fairclough, 2001). O objetivo da pesquisa é analisar criticamente as crenças de professores de Língua Inglesa em processo de formação continuada no Estado do Paraná. Os dados  foram obtidos através de questionários respondidos por doze professores de Língua Inglesa da Rede Pública Estadual do Paraná. Os dados foram divididos em três eixos: a Língua Estrangeira (LE), o ensino/aprendizagem da LE e o professor de LE. Por sua vez, os eixos norteadores foram analisados  em duas dimensões: a dimensão texto, onde o discurso dos professores é analisado sob a ótica da Gramática Sistêmica-Funcional (Halliday, 2004), em seu aspecto ideacional: a transitividade; e as dimensões práticas discursivas e práticas sociais, momento em que investigo intertextualidade, poder e mudança social no discurso dos professores. Pude observar que o discurso dos professores entrevistado é híbrido, com evidências de práticas tanto conservadoras quanto contemporâneas; é altamente constituído de expressões modalizadoras no eixo professor; e, possui uma intertextualidade expressiva com relação aos documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares Estaduais).

 

Palavras-chave:

 

Discurso, professor, língua estrangeira.


versão integral

 

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