Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

101


O gênero orientação de mestrado: um estudo de caso relativo ao período de escritura do projeto de pesquisa de um mestrando.

 

Kelly Cristina Molinari da Silva


Dia 4 de agosto de 2006, às 9 horas
Sala Érico Veríssimo do Campus Sul da Unisul.
Dr. Adair Bonini – UNISUL (orientador);
Dra. Teresinha Kuhn Junkes – (avaliadora);
Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (avaliador); e
Dr. Wilson Schuelter – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

O presente trabalho relata uma pesquisa que buscou investigar o funcionamento da orientação de mestrado durante o período de escritura do projeto de pesquisa de um mestrando. O gênero foi investigado através da metodologia de estudo de caso descritivo. No embasamento teórico da pesquisa, foram consideradas as noções de gênero, comunidade discursiva (Swales, 1990) e sistema de atividades (Bazerman, 2004). Foram analisadas seis sessões de orientação registradas em áudio, com o objetivo de levantar a organização retórica do gênero e o encadeamento das atividades desenvolvidas durante a orientação do projeto de pesquisa. Os resultados mostram que embora haja organização retórica estabilizada para o gênero, ela é variável de acordo com o andamento do processo de pesquisa. As atividades desenvolvidas durante este período se relacionam temporalmente a quatro focos de interesse: definição do tema, determinação da metodologia, revisão do primeiro esboço do projeto e revisão das demais versões. Atividades específicas são realizadas pelo mestrando e pelo orientador sendo que a orientação funciona como um fórum de revisão e planejamento dessas atividades. 

Palavras-chave:

Gênero textual, orientação de mestrado, gênero acadêmico.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061