O boi de mamão
vivo (e) na
escola: uma
leitura do Grupo
Folclórico Beco
do Beijo da
cidade de
Tubarão.
Miriam Terezinha
Lopes Lúcio
Dia 3 de
agosto de
2006, às 17
horas e 30
minutos
Sala Olavo
Bilac do
Campus Sul
da Unisul.
Dra. Jussara
Bittencourt
de Sá –
UNISUL
(orientadora);
Dra. Raquel
Estela de Sá
– UNISUL
(avaliadora);
Dra.
Mariléia
Silva dos
Reis –
UNISUL
(avaliador);
e
Dr. Luiz
Felipe
Guimarães
Soares –
UNISUL
(suplente).
Resumo:
Esta dissertação apresentou uma pesquisa
sobre a arte do folclore, em especial, o Boi de mamão a partir da
leitura do Grupo Folclórico Beco do Beijo da cidade de Tubarão. A
idéia da realização desta pesquisa partiu das observações e experiências
obtidas através das apresentações do referido Grupo na escola focalizada
nesta dissertação. Pretendeu-se promover uma análise desse espetáculo em
relação à linguagem utilizada. Também, enfatizou-se as vozes sociais
presentes na encenação da vida, morte e ressurreição do Boi.
Investigou-se, ainda, sua repercussão na comunidade escolar que aprecia,
este mito, bem como as apresentações de Boi de mamão, embora esse
apresente-se acrescido com elementos diferentes e inovados. E apesar
disso (das inovações), a estética de representação anunciada não causa
de forma alguma o suposto apagamento do mito original, porque o ritual
da morte e ressurreição do Boi continua intocável; ainda, neste estudo
de caso percebeu-se que os personagens humanos vivem em constante
rotação e transformação bem como os bichos, embora esses últimos
permaneçam intactos na sua essência, ou seja, não se apagam da memória
coletiva. O Grupo estudado mantém uma forma peculiar de montar e
representar o Boi de Mamão, recriando ou reinventando a lenda do Bumba
meu Boi em estilo açoriano, usando uma linguagem própria e, com isso,
anunciando outras vozes sociais. Refletiu-se sobre os caminhos que
conduzem leitores /educadores à importância do cultivo, vivência e uso
do mito e folclore no contexto educativo. Foi intenção deste trabalho
contribuir para que as gerações que, agora, vivenciam o auto do Boi
continuem o processo de repetição, cultivo e perpetuação desse mito.
Palavras-chave:
Boi de mamão, inovação, preservação, ensino,
aprendizagem.
versão
integral