Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

098


Filosofia no Ensino Médio: o gênero em História em Quadrinhos numa perspectiva de letramento.

 

Darlei Possamai


Dia 27 de julho de 2006, às 9 horas
Sala Olavo Bilac do Campus Sul da Unisul.
Dra. Mariléia Silva dos Reis – UNISUL (orientadora);
Dr. Luiz Alberto Marques – (avaliador);
Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (avaliador); e
Dr. Wilson Schuelter – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Esta dissertação trata de uma reflexão sobre a introdução de Filosofia no ensino médio, a partir da inserção do gênero História em Quadrinhos  (HQ) em conteúdos e atividades pedagógicas de Filosofia, dada a natureza multimodal do respectivo gênero. A metodologia utilizada neste trabalho consiste na elaboração de uma testagem  (sob forma de questionário) que investiga o modo como o jovem do ensino médio  (representado nesta pesquisa por sujeitos informantes do 2º ano da Escola Cristo Rei, do município de Içara-SC) vê a natureza dos gêneros que constituem os textos escolares da respectiva disciplina. Parte-se da elaboração de um estudo comparativo de um mesmo texto, O Mito da Caverna, em três gêneros textuais distintos:  (i) A República, de Platão, presente na coleção Os Pensadores  (1997);  (ii) o livro paradidático O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder  (1996); e  (iii) As Sombras da Vida, do cartunista Maurício de Sousa. Parte dos pressupostos teórico-metodológicos das abordagens filosóficas que permeiam os textos didáticos das Propostas Curriculares de Santa Catarina  (1998 e 2005), no que diz respeito às questões de letramento. Procuramos, também, contextualizar a trajetória da filosofia no período da Ditadura Militar, com a Lei 5692/71 e posteriormente com a Lei 9394/96. Com base no instrumento de análise  (questionário), foi possível evidenciar que o uso do gênero HQ se aproxima, de fato, à base norteadora da PCSC e das respectivas LDBs, além de demonstrar que a introdução ao estudo e reflexão da Filosofia sob esta modalidade no ensino médio mostra-se mais motivadora e envolvente. Daí, o aluno poder sentir-se instrumentalizado para aprofundar o estudo e reflexão dos textos clássicos da literatura filosófica.

 

Palavras-chave:

 

História em quadrinhos, filosofia, gênero textual, proposta curricular de Santa Catarina.


versão integral

 
 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061