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Graus de explicitação em reescrita de produção textual: análise, com base na Teoria da Relevância, dos efeitos da intervenção oral docente

 

Jamille Militão de Souza


Dia 13 de julho de 2006, às 17 horas e 30 minutos

Sala Olavo Bilac do Campus Sul da Unisul.

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (orientador);

Dr. Heronides Mello de Moura – UFSC (avaliador);

Dra. Mariléia Silva dos Reis – UNISUL (avaliadora); e

Dra. Débora de Carvalho Figueiredo – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Esta pesquisa analisou, com base na Teoria da Relevância, os efeitos da interven-ção oral docente nos graus de explicitação da reescrita de uma produção textual de alunos da 3ª série do ensino médio do Colégio Coopeimb de Imbituba, SC. Os resultados da pesquisa demonstraram a acuidade dos três níveis representacionais – forma lógica, explicatura e im-plicatura – de Sperber e Wilson (1986, 1995 [2001]) e Carston (1988) para a descrição empí-rica e explicação adequada dos processos ostensivo-inferenciais envolvidos na interpretação e produção textual. Com base no instrumento de análise de dados e na metodologia adotada por Rauen (2005), foi possível observar que, na reescrita da produção textual, os enunciados fo-ram mais explícitos e influenciados pelas marcas da intervenção docente, pelos ambientes cognitivos ativados nas fases anteriores, e por informações inéditas advindas da elaboração do segundo texto.

 

Palavras-chave:

 

Cognição, teoria da relevância, reescrita.


versão integral

 
 

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