Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

086


Práticas subversivas na pós-modernidade: o discurso em produções audiovisuais independentes, enquanto ferramenta de resistência à lógica do capitalismo tardio.

 

Ricardo Brisolla Ravanello


Dia 19 de junho de 2006, à 14 horas

Sala 215 H do Campus da Pedra Branca da Unisul

Dr. Fernando Simão Vugman - UNISUL (orientador);
Dr. Rogério Ferrer Koff  - UFMS (avaliador);

Dr.Luiz Felipe Guimarães Soares - UNISUL (avaliador); e
Dra.Dulce Márcia Cruz - UNISUL (suplente).


Resumo:

 

O presente trabalho se propõe a fazer uma análise da linguagem na produção de discursos, enquanto atitude de negação aos valores disseminados pelo capitalismo tardio. Para isso, faz-se uma opção por analisar uma das diversas formas de produzir resistência e que tenta subverter a lógica do consumo. Nesse estudo, optou-se por analisar audiovisuais produzidos em um ambiente cineclubista. Entende-se esse momento como sendo a expressão maior e totalmente disseminada do capitalismo tardio, em um estágio tão avançado do processo de acumulação, onde o capital se transforma em imagem. O consumo e o espetáculo serão vistos como os principais geradores de tensão, de angústia e forma de dominação e manipulação social, sendo esse um dos pontos no qual imaginamos encontrar resistência ou posturas subversivas. A localização de um ambiente pós-moderno serve apenas de pano-de-fundo para discutirmos essas duas problemáticas atuais, o consumo e o espetáculo e, principalmente, para verificarmos como uma atividade como o cineclubismo pode motivar a produção de discursos subversivos. 

 

Palavras-chave:

 

Pós-modernismo, cineclube, subversão.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061