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083


Comunicação e Linguagem Virtual no Ciberspaço: Análise de Curso de Educação a Distância da Unisul Virtual

 

Hans Peder Behling


Dia 4 de maio de 2006, 10 horas
Auditório - Bloco G. Campus da Pedra Branca
Dulce Marcia Cruz  - Unisul (orientadora);
Roseméri Lurindo Costa do Campo - FURB (avaliadora);
Aldo Litaiff - Unisul (avaliador);
Antônio Carlos - Unisul (suplente).


Resumo:

 

O objetivo desta dissertação foi promover uma leitura da comunicação e das linguagens em cursos de EaD (educação a distância) no ambiente virtual, visando a elaboração de um instrumento de leitura com base em alguns dos principais conceitos filosóficos do neo-pragmatismo, em comparações e confrontos com outras teorias. O trabalho evolveu uma  pesquisa exploratória e um estudo de caso. A revisão bibliográfica apresentou os fundamentos e origens do neo-pragmatismo; conceituou e definiu ambientes virtuais do ciberespaço e a EaD nestes ambientes. O objeto escolhido para o estudo de caso foi a disciplina Comunidades de Aprendizagem e Estratégias Pedagógicas do curso de especialização em Metodologias em EaD, oferecido a distância pela Unisul Virtual. A coleta dos dados do estudo de caso foi realizada on-line e apresenta telas da interface gráfica do ambiente (espaços interativos) bem como telas e transcrições com passagens de diálogos (espaços interacionais). Descobriu-se que a comunicação é uma das características mais distintivas do ambiente virtual, pois os intercâmbios simbólicos entre os interlocutores e entre eles e as máquinas permitem constantes ressignificações. A EaD em AVAs (ambientes virtuais de aprendizagem) pressupõe uma mudança de foco do ensino para a aprendizagem. Isso implica numa troca generalizada de saberes baseada no diálogo e na pesquisa, exige a participação da comunidade de aprendizagem no processo pedagógico e a mudança no perfil dos agentes: o professor passa a ser uma instituição coletiva e o aluno deve assumir uma postura mais ativa e autônoma. Apesar disso, o diálogo e a autonomia são mais a exceção do que a regra, gerando um paradoxo a ser resolvido na EaD em AVAs: por um lado a necessidade de coisificação do ambiente, por outro a impossibilidade de coisificação dos diálogos. No estudo de caso, observou-se um esforço em resolver este paradoxo: apesar do ambiente apresentar uma tendência para a produção industrial e seriada (pois somente os materiais comuns a todas as disciplinas apresentam um grau maior de interatividade), as interações são tratadas com grande abertura e importância. A triangulação davidsoniana foi o princípio do neo-pragmatismo que serviu como instrumento de análise (limitando-se aos espaços interacionais e excluindo os espaços interativos pelas próprias características do instrumento). Assim, a análise privilegiou os momentos de comunicação entre os agentes na Unisul Virtual, a exemplo dos diálogos que acontecem nas ferramentas Chat, Tutor, Monitor, Secretaria, Turma e Exposição. O Chat, o Fórum e um Blog (ferramenta externa ao ambiente da Unisul Virtual utilizado na disciplina) mereceram atenção na análise por apresentarem maior seqüência e continuidade nos diálogos. 

 

Palavras-chave:

 

Comunicação, neo-pragmatismo, EaD no ambiente virtual.


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