Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

080


Diálogos artísticos com Roseli Pretto

 

Marlene Zenaide Friedrich


Dia 16 de março de 2006, às 15h, Sala 324H

Campus da Pedra Branca, Palhoça – SC

Dr. Antônio Carlos Gonçalves dos Santos – UNISUL (orientador)
Dra. Marta Lúcia Pereira Martins Lindote – UDESC (avaliadora)
Dr. Fernando Simão Vugman – UNISUL (avaliadora)
Dra. Solange Leda Gallo – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

O presente trabalho, baseado em pressupostos teóricos sobre leitura visual, tem como tema as obras da astistas gravurista gaúcha Roseli Pretto, mais especificamente, o que a artista produziu na década de 1990 envolvendo algumas temáticas relacionadas com as cenas circenses. Diante disso, parte da seguinte questão: De que forma a artista dialoga em sua obra com o tema das cenas circenses, aliando-as aos procedimentos técnicos da gravura e do desenho na década de 1990. O objetivo é refletir, por meio da leitura visual, sobre as obras da artista a fim de evidencias os aspectos formais e estruturais nelas presentes no seus trabalhos, os quais são evidenciado entre focos de conflitos, despertando a atenção dos que nela participam como observadores. O estudo detém-se na análise do modo como a temática (cenas circenses) é abrigada em semelhanças com trapezistas, malabaristas, mascarados, atores, público em geral e feras, pronunciados pelo drama na comédia e/ou na tragédia, e ainda de como a artista representa o tema circense que, parecendo de um outro tempo, consegue tranpô-lo pela dinâmica da composição de modo instigante. Pelo desenho e pelas técnicas da gravura, a artista contorna o tema de modo instigante, fazendo o observador mesclar-se em processos s indagações. Assim como a gravação e a impressão exigem gravação e a impressão exige em seus procedimentos etapas a serem processadas, por meio de suas imagens, buscar figurar os sintomas do mundo pelo olhar de um desenhista e gravurista sensível. Para tanto, o ponto de partida são os aspectos da gravura desde os primórdios até a contemporaniedade, considerando os procedimentos técnicos, assim como as transformações que ocorreram na história, os quais ocasionou mudanças no modo de pensar o mundo. Partindo daí, o trabalho explica a trajetória artística de Maria Roseli Dolesky Pretto. Diante disso, busca evidenciar nas obras os aspectos formais, estruturais, artístico, técnicos e históricos que influenciaram significativamente na compreensão da arte no período moderno, dialogando com as cenas circenses. Na sequência, a partir das frestas do corpus, o trabalho propõe, diante de um percurso da análise das obras mais especificamente, com vistas ao olhar , desafiar os nós das relações de sentido quanto aos aspectos formais e relacionais das obras. Em meio a esses desafios, busca encontrar e provocar acontecimentos que possibilitam fundir o movimento do olhar em outros novos desejos

 

Palavras-chave:

 

Gravura, impressão, desenho, cenas circenses.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061