Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

078


Hipertexto e ensino de História: análise do trajeto de leitura em ambiente hipermídia

 

Simone Rocha


Dia 23 de fevereiro de 2006, às 14 horas

Sala Jorge Amado do Centro de Pós-graduação da Unisul

Dr. Wilson Schuelter – UNISUL (orientador);

Dra. Diva Marília Flemming – UNISUL (avaliadora);

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (avaliador); e

Dra. Mariléia Silva dos Reis – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

O presente trabalho levanta questões pertinentes à utilização de ambientes de ensino hipermídia para o ensino de História. A identificação do trajeto de leitura percorrido pelo usuário em ambiente hipermídia, permite abordar o processo de construção do conhecimento a partir da inter-relação do leitor com o hipertexto.O leitor se apropria dos conteúdos disponibilizados através de referenciais de significância, os signos mediadores, contidos no próprio ambiente de aprendizagem. Este estudo tem como fundamentação a teoria sócio-histórica de Vygotsky, que aborda a aprendizagem mediadora constituída a partir das relações culturais do sujeito.

 

Palavras-chave:

 

Hipertexto, trajeto de leitura, história, ensino.


versão integral

 
 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061