Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

075


Produção de texto oral e escrito a partir da interpretação de história em quadrinhos: análise com base na Teoria da Relevância

 

Clésia da Silva Mendes Zapelini


Dia 21 de dezembro de 2005, às 13 horas e 30 minutos

Sala Jorge Amado do Centro de Pós-graduação da Unisul.

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (orientador);

Dra. Hilda Gomes Vieira – UFSC (avaliadora);

Dra. Mariléia da Silva Reis – UNISUL (avaliadora); e

Dr. Adair Bonini – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Este estudo de caso analisou, com base na Teoria da Relevância, como ocorre a explicitação em interpretação oral e escrita da história em quadrinhos “Pega os pratos!”, de Maurício de Souza, por oito alunos de 1ª série do ensino fundamental do Centro Educacional Alpha Ideal, Braço do Norte (SC). Os resultados demonstraram que: os conceitos de forma lógica, explicatura e implicatura permitiram uma descrição empírica e uma explicação ade-quada dos processos ostensivo-inferenciais envolvidos na interpretação; em quatro dos oito pares de interpretações, a versão escrita foi mais explícita que a versão oral; e houve diferen-tes inferências nas duas atividades. Por fim, os dados revelaram a dificuldade de a criança explicitar o conteúdo proposicional de seu pensamento, de modo que a coerência de muitas das interpretações só se admite em função do preenchimento de premissas ocultas. 

 

Palavras-chave:

 

Cognição, teoria da relevância, interpretação oral e escrita.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061