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074


Do planejamento á prática: a construção da subjetividade no trabalho com gêneros do discurso em uma 5 série

 

Vânia Terezinha Silva da Luz


Dia 16 dezembro de 2005, às 15horas
Sala 218 H - Campus Pedra Branca
Dra. Maria Marta Furlanetto - UNISUL (orientadora)
Dr. Adair Bonini - UNISUL (avaliador)
Dra. Terezinha Kuhn Junkes - UFSC (avaliadora)
Dra. Marci Fileti Martins - UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Esta dissertação pretende contribuir para a concretização de uma perspectiva enunciativa para o ensino de Língua Portuguesa, a partir de pressupostos teóricos de base enunciativo-discursiva no que diz respeito ao objeto considerado – a linguagem – e de base sócio-histórica e cultural, sobretudo na sua versão vygotskiana. Tem como objetivo pôr em evidência alguns conhecimentos básicos de lingüística e análise do discurso que ensejem um ponto de partida para a reflexão, o estudo, a observação, a intervenção dos fatos da linguagem, no processo de ensinar e aprender a produção escrita nas aulas de Língua Portuguesa de uma 5ª série, partindo de um gênero do discurso – conto popular. Para tanto, defende-se a adoção dos gêneros do discurso – tais como postulados por Bakhtin – como objetos de ensino-aprendizagem, a exemplo do que propõem a Proposta Curricular de Santa Catarina (PC/SC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Para isso, busquei observar e analisar a prática das aulas com produção textual escrita dos alunos, verificando se as interações verbais auxiliam na superação das dificuldades. Posteriormente, planejei e desenvolvi as aulas junto com a professora da turma, na perspectiva de gêneros do discurso, possibilitando aos alunos condições para que eles percebessem a importância do uso da linguagem enquanto interação e produção humana. Os resultados da pesquisa demonstram que a proposta atingiu os objetivos previstos, pois as atividades desenvolvidas manifestaram-se na produção textual, que foi vista pelos alunos como um enunciado na cadeia da comunicação verbal, bem como os textos produzidos apresentaram características do gênero estudado.

 

Palavras-chave:

 

Gênero do discurso, produção textual, intervenção pedagógica.


versão integral

 

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