Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

073


Análise dos recursos na edição de vídeos analógicos e digitais dos trabalhos acadêmicos de alunos de Publicidade e Propaganda

 

Armando Pilla


Dia 16 dezembro de 2005, às 16h30min
Sala 217 H - Campus Pedra Branca
Dr. Fernando Simão Vugman - UNISUL (orientador)
Dr. Fabio de Carvalho Messa- UNISUL (avaliador)
Dr. Venilton Reinert - FURB (avaliador)
Dr. Luis Felipe Guimarães - UNISUL (suplente)


Resumo:

A utilização das novas tecnologias para a edição de mensagens na propaganda ganha centralidade em debates atuais na área de comunicação. Reunir informações a respeito deste tema é o objetivo desta investigação, que analisa trabalhos acadêmicos realizados em vídeo, considerando que eles constituem uma intricada teia de estratégias e argumentos articulados para construção de uma linguagem capaz de interagir. Entendendo que as condições de significação se encontram no interior de situações práticas de uso da linguagem, que envolvem a ação direta de todos os interlocutores, pode-se vislumbrar uma relação de mútua implicação e dependência entre o contexto e os instrumentos postos em movimento para que a comunicação se estabeleça. Portanto, captar, digitalizar, editar e preparar a imagem para apresentar uma idéia são ações que compõem um processo de produção e também um processo de significação. A partir destas premissas, a pesquisa analisou a linguagem utilizada com base nos planos de enquadramento e os principais elementos e recursos de edição e tratamento de imagens, bem como a transição de imagens na edição. A comparação entre montagem analógica e digital também constitui foco da investigação. Para aprimorar a interpretação dos dados quantitativos, promoveu-se uma leitura que evidenciou as conexões entre as estatísticas e os pressupostos teórico-científicos reunidos nesta dissertação. Os números e percentuais obtidos se converteram, assim, em importantes mensagens para sustentar uma análise sustentada na premissa de que a escolha e o uso de determinadas técnicas, recursos e efeitos na produção de um vídeo, desde a captação das imagens até sua exibição, passando pela montagem e edição, constitui um processo de construção de textos e sentidos. 

 

Palavras-chave:

 

Linguagem, imagem, vídeo, montagem, transição, edição.


versão integral

 
 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061