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Mídias na sala de aula: a percepção docente sobre o uso das tecnologias e suas conseqüências na linguagem e na comunicação com os acadêmicos dos cursos de Relações Públicas do Vale do Itajaí/SC

 

Deivi Eduardo Oliari


Dia 14 dezembro de 2005, às 10horas
Sala 217 H - Campus Pedra Branca
Dra. Dulce Márcia Cruz - UNISUL (orientadora)
Dra. Iara de Oliveira - UNIVALI (avaliadora)
Dr. Wilson Schuelter - UNISUL (avaliador)
Dr. Fernando Simão Vugman - UNISUL (suplente)


Resumo:

 

A presente pesquisa objetivou identificar as mídias na sala de aula e a percepção docente sobre como estão sendo utilizadas as novas tecnologias, avaliando como elas afetam a comunicação no processo de ensino-apredizagem dos cursos de Comunicação Social - Relações Públicas das Instituições de Ensino Superior do Vale do Itajaí/SC. O trabalho inicia com a revisão da literatura, apresentando a linguagem e o processo de comunicação, após a trajetória de tecnologia, abordando as linguagens e a comunicação das novas tecnologias na educação, as mídias baseadas na televisão, o rádio na educação as mídias baseadas no computador. Verificou-se, após análise dos dados, que as duas Universidade pesquisadas possuem retroprojetor, televisão e vídeo em sala de aula. As duas Instituições de Ensino Superior possuem data show/coolder, mas uma Instituição exige requisição prévia desse equipamento para utilização em sala de aula. Para computador, internet, DVD, laboratório de informática, vídeo conferência e o rádio, as duas instituições exigem autorização prévia. A pesquisa mostrou que a maioria dos professores se considera preparada para usar mídias, com exceção da videoconferência. Os professores afirmaram que utilizam cotidianamente as tecnologias, especialmente o computador, vídeo, retroprojetor e televisão. Para eles, a inserção das mídias gera um novo formato estético das aulas. Responderam ainda que as mídias à disposição dos professores e dos alunos servem com agentes de mudança para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, cabendo ao docente adaptar as formas de linguagem para a utilização dessas tecnologias. Por outro lado, a inserção das mídias obriga os professores a uma constante atualização, gerando uma nova linguagem para a comunicação dos conteúdos, estabelecendo uma nova dinâmica pedagógica e interativa no processo. A pesquisa conclui que a maioria dos docentes vem planejando e tentando criar uma linguagem adaptada aos recursos tecnológicos disponíveis e que as mídias vêm servindo de meios para levar professores e alunos a terem acesso ao conhecimento

 

Palavras-chave:

 

Ensino superior. Tecnologia educacional. Comunicação. Aprendizagem. Professores e alunos.


versão integral

 

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