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068


Leitura de diferentes linguagens em suporte de texto não-escolar: o gênero embalagem de produtos alimentícios na atividade pedagógica

 

Maria Angélica Cardoso


Dia 12 de dezembro de 2005, às 15 horas

Sala Jorge Amado do Centro de Pós-graduação da Unisul

Dra. Mariléia da Silva Reis – UNISUL (orientadora);

Dr. Felício Wessling Margotti – UFSC (avaliador);

Dra. Débora de Carvalho Figueiredo – UNISUL (avaliadora); e

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (suplente)


Resumo:

Esta dissertação trata da descrição e análise da intervenção pedagógica na instituição escolar, a partir de textos não-escolares (semioses não-verbais), mas que estão inseridos diretamente no contexto sócio-histórico-cultural de alunos do ensino fundamental, especificamente as embalagens de produtos alimentícios. Trata-se de um estudo aplicado, com base nos pressupostos teórico-metodológicos de correntes de linguagem abordadas na Proposta Curricular de Santa Catarina (1998): teoria do gênero textual/discursivo e perspectivas de letramento. Este último, concebido tanto no sentido lato (conhecimento produzido, transmitido e acumulado por meio da escrita na sociedade e de seu impacto sobre ela, incluindo o desenvolvimento social que acompanhou a expansão dos usos da escrita desde o século XVI), quanto no sentido estrito (aquele que compreende a capacidade de contextualizar o texto em função das condições que presidiram a sua produção), tais como sua inserção no momento sócio-histórico e no estado da arte da tradição epistemológica em que se inscreve.  A hipótese é a de que a inserção e o estudo das embalagens em seu suporte original de gêneros textuais, que circulam no contexto de alunos e professores, usados como recurso pedagógico, comunicativo e tecnológico, propiciarão maior interesse e participação dos alunos, além de desenvolver competência discursiva ou capacidade de interação verbal (destes alunos) em sala de aula. Chegamos aos resultados pela descrição da dinâmica das atividades realizadas oralmente e através da aplicação de um questionário escrito, de 11 (onze) questões abertas, respondidas em 2 (duas) aulas de 45 (quarenta e cinco) minutos cada, no 2º semestre de 2005, pelos alunos da 3ª série do ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Tubarão/SC. Tal questionário fez parte de uma atividade da seqüência didática do plano de aulas desenvolvido na pesquisa, a partir da reflexão com a equipe pedagógica e professora da respectiva série da escola pesquisada.

 

Palavras-chave:

 

Letramento, gênero textual, embalagem de produtos alimentícios, transposição didática.


versão integral

 

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