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066


A legitimação do discurso pedagógico pelo juridismo

 

Ângela Maria Jenzura de Carvalho


Dia 6 dezembro de 2005, às 9horas
Sala 217 H - Campus Pedra Branca
Dra. Solange Leda Gallo UNISUL (orientadora)
Dra. Maria Marta Furlanetto - UNISUL (avaliadora)
Dra. Suzy Lagazzi - UNICAMP (avaliadora)
Dr. Fábio de Carvalho Messa - UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Pela análise do Discurso, apresenta-se a legitimação do discurso pedagógico com o atravessamento do juridismo. Abordam-se enunciados de caráter jurídico – pedagógico para situar melhor a relação de sentido entre professor – aluno, no ambiente escolar e como essas relações de poder, acontecem. O recorte primeiro para esta análise é relativo à escola particular, posteriormente comparado à escola pública. Verificamos como enunciados dentro de uma mesma ordem de discurso, que não sendo legitimados pelo teor legal do discurso jurídico, apóiam –se no juridismo para lhes dar sustentação. Abordamos o sujeito do discurso pedagógico como fundamental para justificar seus enunciados. Como corpus deste recorte, optamos pela materialização do juridismo em um manual de direitos e deveres do colégio particular: Realização – Colégio de Ensino Médio da Universidade do Contestado, do campus universitário de Canoinhas - Santa Catarina e no Plano Político-Pedagógico, de uma Escola Pública Estadual.Tivemos como literatura de base, os princípios da Análise do Discurso, em sua linha francesa. Na análise, identificamos diferentes posições-sujeito inscritas em posições de poder, principalmente ao constituirmos um paralelo entre a escola pública e a particular, assim como clarificamos características de ambas as formas de organização dessas diferentes instituições educacionais. 

 

Palavras-chave:

 

Juridismo, discurso pedagógico, posição-sujeito.


versão integral

 

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