Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

061


Análise crítica da identidade do professor de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Jaraguá do Sul

 

José Ediberto Torizani


 

dia 29 de setembro de 2005, às 14 horas,

Sala Guimarães Rosa,  Centro de Pós-graduação do Campus de Tubarão.

Dra. Débora de Carvalho Figueiredo – UNISUL (orientadora);

Dra. Viviane Maria Heberle – UFSC (avaliadora);

Dra. Maria Marta Furlanetto – UNISUL (avaliadora) e;

Dr. Adair Bonini – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Este estudo insere-se no campo de teorizações e pesquisas da Análise Crítica do Discurso (doravante ACD). A ACD é uma subárea da análise do discurso e tem como o principal teórico Norman Fairclough. Uma premissa básica da ACD é que as interações sociais que se estabelecem através do discurso, nos diversos contextos (educação, empresa etc), atingem consideravelmente as identidades sociais, profissionais e pessoais dos interlocutores. Portanto, tendo em vista essa premissa e considerando que a sala de aula é um espaço discursivo no qual são manifestadas como também construídas e reconstruídas diferentes identidades, optei por realizar minha pesquisa na área da ACD, enfocando a identidade do professor de língua materna. Esta pesquisa, que tem como foco a questão identitária, toma por base os dados obtidos através de questionários respondidos por doze professores de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Jaraguá do Sul. Esses dados foram analisados e discutidos a partir dos três efeitos constitutivos do discurso propostos por Fairclough (2001): representações da realidade, relações sociais e identidades sociais. Esse construto teórico está intimamente relacionado às metafunções da linguagem propostas pela gramática sistêmico-funcional (Halliday, 2004). A categoria “representações da realidade" corresponde à metafunção ideacional; as categorias “relações sociais” e “identidades sociais”, por sua vez, correspondem à metafunção interpessoal.

 

Palavras-chave:

 

Linguagem, discurso, identidades.


versão integral

 
 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061