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059


Impacto ou indiferença: a comunicação social e a psicanálise na busca da compreensão dos efeitos das imagens das carteiras de cigarro

 

Juliana Lima Moreira


 

5 de setembro de 2005, às 14h30min

Sala 217 H, Campus da Pedra Branca
Dr. Fábio Messa – UNISUL (orientador)
Dr. Sérgio Scotti – UFSC (avaliador)
Dra Dulce Maria Cruz – UNISUL (avaliador)
Dr. Fernando Simão Vugman – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Este trabalho de dissertação de mestrado apresenta uma discussão sobre como a comunicação social e a psicanálise compreendem o efeito das imagens de advertência da campanha antitabagista do Ministério da Saúde no Brasil. Procurou-se discutir se as imagens de advertência causam no consumidor mais impacto ou apenas indiferença. Conclui-se que as imagens causam mais indiferença do que impacto, sendo este um dos motivos que fazem com que as campanhas antitabagistas não alcancem o objetivo de fazer com que os consumidores parem de fumar. A pulsão de morte proposta por Sigmund Freud encontra-se presente e aparece de maneira inconsciente e está mais ligada ao princípio do prazer do que da realidade. Faz-se necessário que as campanhas antitabagista levem em conta a dimensão inconsciente do ser humano nas campanhas publicitárias, pois, os consumidores atribuem um significado quase de ficção a estas imagens, ou seja, como algo irreal longe da sua realidade e que a decisão de parar ou não de fumar não viria em função destas campanhas. 

 

Palavras-chave:

 

Tabagismo, comunicação, campanhas publicitárias, psicanálise.


versão integral apenas em suporte impresso

 
 

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