Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

055


O gênero fotolog: uma análise sócio-retórica

 

Sheila Teresinha Viana Bardini


 

Dia 18 de julho de 2005, às 14 horas, sala Jorge Amado

Centro de Pós-graduação da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Dr. Wilson Schuelter – UNISUL (orientador);

Dra. Diva Marília Flemming – UNISUL (avaliadora);

Dr. Adair Bonini – UNISUL (avaliador) e;

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Esta pesquisa tem por objetivo principal analisar o fotolog como um gênero textual virtual, o chamado gênero digital. Buscamos fundamento em teóricos do hipertexto, identificamos as características hipertextuais relevantes no objeto em estudo e, com base na teoria de John Swales, colhemos subsídios para classificar o fotolog como um gênero através do modelo CARS, levando em consideração a linguagem utilizada pelos usuários e os mecanismos de interação via imagens e outros ícones. Pelas características identificadas nesta pesquisa, constata-se o surgimento constante de comunidades discursivas virtuais, que utilizam diversas formas de interação: um modo de escrita diferenciada, utilização de fotografias e ícones formando imagens ou desenhos (emoticons). O gênero textual virtual identificado como fotolog, na verdade, tem origem na transmutação de gêneros pré-existentes, mais precisamente, do gênero diário. Porém, constatamos que o fotolog, apesar de apresentar uma prática de escrita diária (ou quase diária), expõe estes escritos a qualquer um que acesse esta página, o que contraria uma das características dos diários: o segredo. E mais, ele possibilita que o visitante dê sua opinião ao autor do fotolog, possibilitando, assim, a interação, fenômeno que um diário comum não possibilita. Diante destes aspectos explicitados, pudemos concluir, ao final da análise dos dados, que o fotolog é um gênero emergente e inovador em sua escrita e interação com o outro. 

 

Palavras-chave:

 

Fotolog, hipertexto, gênero


versão integral

 
 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061