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054


Prova de língua portuguesa do concurso 2004 do Banco do Estado de Santa Catarina – BESC: conflito de perfis

 

Marizete Farias da Rocha


Dia 18 de julho de 2005, às 10 horas

Sala Jorge Amado do Centro de Pós-graduação da Unisul

Dra. Mariléia da Silva Reis – UNISUL (orientadora);

Dra. Albertina Felisbino – UNISUL (avaliadora);

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (avaliador); e

Dr. Wilson Schuelter – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Esta pesquisa teve por objetivos: a) avaliar o desempenho dos alunos concluintes do Ensino Médio, utilizando como objeto para tal avaliação as questões de Língua Portuguesa do concurso público – 2004/001 (Banco do Estado de Santa Catarina S.A. – BESC), em relação ao objetivo fundamental do Ensino Médio que é formar para o mundo do trabalho seguido do exercício da cidadania; e b) estabelecer relação entre teoria e prática, ou seja, verificar se o preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular de Santa Catarina está em consonância com a formulação da prova aplicada neste concurso público. Para isso, foi selecionada uma turma de 28 alunos, de uma escola pública estadual, alunos concluintes do Ensino Médio.  As vinte questões de Língua Portuguesa foram aplicadas em sala de aula, durante noventa minutos, na segunda quinzena de novembro de 2004. A metodologia desta pesquisa está baseada numa perspectiva discursiva da linguagem. Buscou-se, para tal estudo, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular de Santa Catarina. Os resultados evidenciaram que a prova de Língua Portuguesa elaborada para esse concurso público não está ancorada nas perspectivas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, e, por ser um concurso de âmbito estadual – Santa Catarina – não está também de acordo com a Proposta Curricular de Santa Catarina, daí o baixo desempenho dos alunos (candidatos).

 

Palavras-chave:

 

Interação social, ensino de língua portuguesa, abordagem histórico social.


versão integral

 
 

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