Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

051


Interpretações do poema ‘O barro’, de Paulo Leminski, por docentes do Ensino Fundamental: análise com base na Teoria da Relevância

 

Ana Sueli Ribeiro Vandresen


Dia 13 de julho de 2005, às 19 horas.

Sala Guimarães Rosa do Centro de Pós-graduação de Tubarão

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (orientador);

Dra. Ana Ibaños – PUCRS (avaliadora);

Dr. Adair Bonini – UNISUL (avaliador);

Dra. Débora de Carvalho Figueiredo – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Neste estudo: descrevem-se e explicam-se os processos de compreensão do poema O barro, de Paulo Leminski, por estudantes do Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento para professores de 1ª a 4ª séries, das Faculdades São Judas Tadeu de Pinhais (PR), ofertado em Fartura (SP); e avalia-se a capacidade descritiva e explanatória da Teoria da Relevância para o tratamento dos processos ostensivo-inferenciais na interpretação de textos poéticos. A análise do poema, com base nos conceitos de forma lógica, explicatura e implicatura de Sperber e Wilson (1986, 1995) e Carston (1988) gerou critérios de avaliação das interpretações: a atribuição de referência aos itens lexicais: ‘barro’ e ‘você’; a recuperação, por meio da forma lógica dos seus dois enunciados, da oposição e da relação paradoxal entre eles. Os resultados apontaram que: a) houve uma diversificação de referentes ao item lexical ‘barro’ nas trinta interpretações analisadas, sobressaindo-se, entre outras, a interpretação de que barro remete a alunos e a concepção de educando como tabula rasa; b) dentre as vinte interpretações que recuperaram a relação adversativa, apenas onze interpretações recuperaram a relação de contradição implícita do poema; c) a Teoria da Relevância permitiu adequação descritiva e explanatória tanto nos casos de interpretações bem ou mal sucedidas. 

 

Palavras-chave:

 

Cognição, compreensão, texto poético, Pragmática, Teoria da Relevância.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061