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Silenciamento de sentidos: o trabalho em (dis)curso

 

Marilane Mendes Cascaes da Rosa


8 de julho de 2005 - 14 horas 

Sala José Lins do Rego do Centro de Pós-Graduação do Campus Tubarão

Dr. Ingo Voese – UNISUL (orientador)

Dra. Rita Maria Diniz Zozzoli – UFAL (avaliadora)

Dra. Mariléia Silva dos Reis – UNISUL (avaliadora)

Dr. Wilson Schuelter UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Esta dissertação tem por objetivo verificar de que forma textos utilizados em sala de aula abordam o tema trabalho e ver os silenciamentos de sentido. Para desenvolver a pesquisa, buscou-se auxílio, especialmente, nas teorias de Bakhtin (1992, 1997, 1998) e Thompson (1995). Os textos foram distribuídos de acordo com quatro vozes que falam de diferentes lugares sociais: a voz do poeta, a voz hegemônica, a voz do trabalhador e a voz da ruptura. Para listar os silenciamentos, procedeu-se ao cotejo dos textos, após o que, apoiada em Cotrim (1993), Voese (2003), Cavalcante (2002), Zozzoli (2002) e outros, a reflexão ocupou-se dos possíveis efeitos que os silenciamentos podem produzir na sala de aula, ou seja, a hipótese sustenta que o que os textos não dizem, mas que poderia ser dito, prejudica a formação de uma consciência crítica.

 

Palavras-chave:

 

Discurso, silenciamento, educação.


versão integral

 

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