Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

047


Influência do título na interpretação de charge: estudo de caso com base na Teoria da Relevância

 

Maria de Fátima Silveira Pavei


1o de julho de 2005 - 15 horas

Sala José Lins do Rego do  Centro de Pós-Graduação do Campus Tubarão

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (orientador)

Dra. Hilda Gomes Vieira - UFSC (avaliadora)

Dra. Mariléia Silva dos Reis – UNISUL (avaliadora)

Dr. Adair Bonini – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Este estudo de caso analisou, com base na Teoria da Relevância, a influência do título na interpretação da charge “Fome Zero” por dez alunos da 8ª série do ensino fundamental da Escola Básica Municipal Quintino Rizzieri do Município de Içara, SC, divididos em grupo experimental (presença do título) e de controle. Conforme os dados do corpus, os conceitos de forma lógica, explicatura e implicatura de Sperber e Wilson (1986, 1995) e Carston (1988), permitiram descrever e explicar adequadamente os processos ostensivo-inferenciais envolvidos na interpretação. Os resultados apontaram que o título exerceu influência categórica na interpretação, uma vez que se constituiu estímulo ostensivo explícito para modalizar todas as interpretações do grupo experimental. Além disso, os dados permitiram afiançar que as interpretações de ambos os grupos são consistentes com a presunção de relevância ótima, desde que se considere na avaliação o preenchimento de suposições implícitas. 

 

Palavras-chave:

 

Pragmática, Teoria da Relevância, cognição, compreensão, interpretação de charges.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061