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034


(Não) realização do fonema /R/ em final de palavras em textos orais de informantes  em  fase de aquisição da  linguagem –  estudo de caso

 

Almerinda Tereza Bianca  Bez Batti Dias


03 de setembro de 2004

15:00 – Sala Lindolfo Bell do Centro de Pós-Graduação do Campus Tubarão

Dra. Mariléia Silva dos Reis – UNISUL (orientadora)

Dra. Edair Maria Gorski  –  UFSC (avaliadora)

Dra. Maria Marta Furlanetto – UNISUL (avaliadora)

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Este trabalho trata da  descrição e análise do processo de apócope que vem sofrendo certas palavras (verbais e, raramente, as não-verbais) do português oral do Brasil terminadas pelo fonema /R/. Especificamente, neste trabalho, vamos tratar da não-realização do fonema /R/ em dois informantes em fase de aquisição de linguagem de Criciúma (SC), ou seja, informantes que, ou começaram ou terminaram a pesquisa com cerca de quatro anos de idade. Como vamos citar alguns resultados de estudos que já trabalharam com informantes adultos, é possível que os resultados aqui alcançados possam evidenciar uma possível mudança em progresso, e, a partir disto, incitar futuras pesquisas com número mais expressivo de informantes crianças, por exemplo. Do mesmo modo que na maioria das outras formas variantes de fenômenos em variação do português brasileiro, na fala dos informantes em questão, a não-realização do fonema /R/ em final de palavras (mais especificamente as de natureza verbal) pode estar condicionado (ou não) a fatores de natureza lingüística (estrutural) e extralingüística: social (sexo e idade, por exemplo). Conhecer o grau de motivação destes fatores constitui um dos nossos principais objetivos. Esta pesquisa se insere, portanto, na  interface Sociolingüística (Teoria da Variação e Mudança Lingüística abordada por William Labov) e Psicolingüística, no que se refere ao processo de aquisição da linguagem pelas crianças em fases distintas. 

 

Palavras-chave:

 

Variação lingüística, apagamento do fonema /R/, sociolingüística.


versão integral

 

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