Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

032


O discurso utilizado nos anúncios publicitários dirigidos ao público infantil

 

Rosandra Schlickmann Sachetti Hübbe


09 de agosto de 2004

14h 30min - Sala Cecília Meireles do Centro de Pós-graduação de Tubarão

Dra. Maria Marta Furlanetto  UNISUL (orientadora)
Dra. Rosângela Hammes Rodrigues  - UFSC (avaliadora)
Dra. Albertina Felisbino  UNISUL (avaliadora)
Dr. Ingo Voese  UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Não podemos ignorar que faz parte do bê-á-bá do discurso publicitário encantar e persuadir seu leitor. E, se ele tem a capacidade de influenciar o comportamento do adulto, supõe-se que atinge a criança com mais ênfase. Este trabalho tem como objetivo observar e analisar o discurso da publicidade dirigido à criança, e verificar os efeitos provocados por ele. Para isso, propõe o estudo de 13 anúncios veiculados pela revista infantil Recreio e de dados obtidos através de pesquisa de campo. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados 100 questionários destinados aos pais dos alunos das séries iniciais de um colégio de rede particular de ensino. A análise dos anúncios permitiu perceber a forma como o discurso publicitário é proposto à criança: dialogando com ela, interagindo, envolvendo-a em suas estratégias através de seus personagens preferidos, da promoção que lhe dá direito a um “grande” brinde, da história em quadrinhos onde o herói é o produto anunciado, do caça-palavras que lhe faz encontrar o nome do biscoito lançado, do anúncio disfarçado que propõe uma “brincadeira” e aconselhando-a sutilmente a “exigir” o produto anunciado. Os efeitos provocados pelos anúncios puderam ser comprovados através das influências citadas pelos pais no questionário: incentivo a um comportamento precoce, agressivo, mais agitado, mudanças na maneira de falar, de agir, de vestir-se entre outras. Diante dos resultados apresentados, pudemos refletir sobre o mundo consumista onde vivemos e, sendo assim, orientar a criança para que adquira um posicionamento crítico em relação ao discurso publicitário é fundamental.

 

Palavras-chave:

 

Discurso, publicidade, criança.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061