Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

031


Procedimentos para a reabilitação fonoaudiológica do afásico em uma perspectiva cotidiana

 

Roberto Pacheco


30 de julho de 2004

9h - Sala Cecília Meireles do Centro de Pós-graduação de Tubarão

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (orientador);

Dra. Laïs de Toledo Krucken Pereira – UNIVALI (avaliadora);

Dr. Adair Bonini– UNISUL (avaliador); e,

Dra. Débora de Carvalho Figueiredo – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Esta pesquisa avaliou procedimentos para a reabilitação fonoaudiológica do Afásico a partir de uma perspectiva focalizada no cotidiano, com base na hipótese que, inicialmente, devem-se estabelecer critérios, atividades e instrumentos de trabalho com base na história de vida, sendo necessário, portanto: a) assumir uma postura teórica que permita transcender os clássicos critérios neurológicos e lingüísticos, buscando, sobretudo, redimensionar os conceitos de cotidiano, linguagem, comunicação, relação e incapacidade; e, b) assumir uma postura profissional que não fique apenas no âmbito do consultório, centrada exclusivamente em atividades orais e escritas objetivadas a atenuar os sintomas afásicos. Fundamentado na Pragmática lingüística, na abordagem Neurolingüística em afasiologia, no conceito sociológico de vida cotidiana, na perspectiva funcional de reabilitação e na Biologia do Conhecer, foram estabelecidos critérios e elaboradas atividades com base no cotidiano, ou seja, com base na vida humana real. O roteiro de atividades foi testado mediante estudo de caso com um Afásico, acompanhado durante onze sessões compostas de atividades domiciliares, extra-domiciliares e de consultório. Os resultados indicam a modalização dos critérios para a reabilitação da afasia; a necessidade do resgate da condição de humanidade no processo de reabilitação do Afásico e da ampliação das discussões sobre o papel terapêutico do fonoaudiólogo; e, um diálogo possível entre as ciências da linguagem, sociais e da saúde.

 

Palavras-chave:

 

Afasia, fonoaudiologia, reabilitação, cotidiano.


versão integral

 
 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061