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Aulas de Filosofia com alunos de sétima série do Ensino Fundamental: análise de processos interacionais com base na Teoria da Relevância

 

José Antonio Matiolla


12 de julho de 2004

14h - Sala Cecília Meireles do Centro de Pós-graduação de Tubarão

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (orientador);

Dra. Hilda Gomes Vieira – UFSC (avaliadora);

Dra. Débora de Carvalho Figueiredo– UNISUL (avaliador); e,

Dr. Adair Bonini – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

O objetivo desta dissertação foi analisar os processos ostensivo-inferenciais em interações entre professor e alunos em aula de Filosofia sobre questões éticas relativas ao aborto. A pesquisa fundamentou-se nos princípios pedagógicos de Lipman (1990) e nos níveis representacionais: forma lógica, explicatura e implicatura de Sperber e Wilson (1986, 1995) e Carston (1988). A coleta de dados foi realizada com 30 alunos de sétima série do Ensino Fundamental do Colégio Dehon, de Tubarão – SC, para os quais se apresentou o texto Gravidez e aborto de Nunes e Silva (2001) e se solicitou discussões em pequenos e grande grupo. A análise do corpus demonstrou que: a) as rememorações de suposições do texto de base foram dependentes da intervenção do professor e nunca ocorreram espontaneamente; b) o professor influenciou as suposições acessadas e as inferências realizadas pelos alunos, inclusive aquelas ausentes no texto de base; e, c) as suposições que emergiram das vivências dos alunos e estavam ausentes no texto e nas intervenções do professor, foram invariavelmente provocadas pela intervenção do professor. Mediante as ferramentas de análise, foi possível demonstrar o papel fundamental do professor como desencadear do processo inferencial ao incentivar o aluno a expor, analisar e ouvir a opinião dos colegas.  

 

Palavras-chave:

 

Teoria da relevância, ensino de filosofia, interação.


versão integral

 

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