Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

025


Um olhar sobre a comunicação rural: a constituição dos sentidos sobre microbacias na perspectiva do agricultor

 

Ângela Pinotti


12 de julho de 2004

14h - Cine Pedra Branca - Palhoça - SC

Dra. Solange Leda Gallo, Unisul (orientadora)

Dra. Claudia Pfeiffer, Unicamp (avaliadora)

Dra. Dulce Márcia Cruz, Unisul (avaliadora)

Dra. Marci Fileti Martins, Unisul (suplente)


Resumo:

 

O objetivo desta dissertação foi o de buscar a compreensão sobre uma comunicação eficaz entre a Epagri e o agricultor. A importância e originalidade desta pesquisa residem na sua abordagem metodológica  que previa a construção de uma fonte de dados nada peculiar, isto é, a produção de um vídeo feito só por agricultores do interior de Santa Catarina. Esse fato desencadeou um trabalho de campo minucioso, envolvendo estratégias desde os primeiros contatos com agricultores, reunião e treinamento em produção de vídeo, até o acompanhamento da produção e edição do vídeo. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a revisão bibliográfica, as análises dos vídeos com o mesmo conteúdo (projeto Microbacias). Entre os procedimentos analíticos, comparou-se o vídeo produzido pelos agricultores e um outro exemplar, produzido pelos técnicos e comunicólogos da Epagri (2002) a partir do quadro conceitual de Análise do Discurso de linha francesa (Pêcheux). Assim, na análise comparativa dos vídeos, percebeu-se os fatores sociais, históricos e ideológicos que determinam diferentemente técnicos e agricultores, o que resulta em diferentes efeitos de sentido. Também foi analisado o making of, produzido a princípio para apreciação dos participantes do grupo. Ao terminar este trabalho e apresentar as conclusões, lançou-se um desafio, ou seja, como sair do lugar do reconhecimento (da transparência dos sentidos) na relação entre agricultor e Epagri (ou outras instituições “transmissoras de conhecimento”) para o lugar do conhecimento (daquilo que foi silenciado no vídeo). Será possível ? Talvez seja. 

 

Palavras-chave:

 

Análise do discurso, função autor, formação discursiva, produção de sentidos.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061