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Usos e (des)usos da flexão verbal de 2ª pessoa  do singular em textos  orais de informantes de Tubarão (SC): um estudo de caso

 

Patrícia Schlickmann Orlandi


6 de julho de 2004

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (orientador);

Dra. Mariléia da Silva Reis – UNISUL (co-orientadora);

Dra. Márluce Coan – UNESC (avaliadora);

Dra. Marci Fileti Martins– UNISUL (avaliadora); e,

Dra. Débora de Carvalho Figueiredo – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Esta pesquisa correlaciona as práticas discursivas de ensino de língua materna ao uso da flexão verbal de segunda pessoa do singular associado ao uso também variável das formas pronominais designativas de segunda pessoa do singular (tu, você, o(a) senhor(a)) do português do Brasil. Este estudo parte de amostras de textos orais de informantes de Tubarão (SC) e, seguindo a proposta da Sociolingüística Variacionista da linha laboviana aplicada ao ensino de língua materna, busca efetuar uma análise quantitativa e qualitativa do uso da flexão verbal em estudo. Além disso, há também um controle de grupos de fatores de natureza lingüística e não-lingüística (sociais e estilísticos), a fim de descrever o condicionamento destes fatores sobre o comportamento do fenômeno em seus contextos de atuação. Para isto, analisou-se, neste trabalho, um grupo de seis informantes, sendo eles de sexo e escolaridade diferentes, porém com a mesma faixa etária, o que resultou em 142 dados. Tomando a descrição de um fenômeno lingüístico a partir de seu contexto de uso, concebemos, então, a língua como uma atividade social, cujas normas variam segundo mecanismos específicos de cada indivíduo na sua comunidade lingüística, e segundo a dinâmica histórico-social da sua interação com a realidade. 

 

Palavras-chave:

 

Sociolingüística, variação, flexão verbal, ensino.


versão integral

 

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