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A (re) significação do trabalho e a educação: o(s) sentido(s) do trabalho no discurso pedagógico e suas implicações formação do técnico em agropecuária de segundo grau

 

Beatriz Amorin Aymay


9 de junho de 2004

14h - Cine Pedra Branca (auditório do Curso de Comunicação no Campus Pedra Branca).

Dr. Luis Felipe Guimarães Soares Unisul  (orientador)

Dra. Onice Payer UNICAMP (avaliador)

Dra. Maria Marta Furlanetto Unisul (avaliador).

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Esta pesquisa trata do(s) sentido(s) do trabalho no discurso pedagógico e suas implicações na formação do técnico em agropecuária ao nível de segundo grau, em que procuro reunir o trinômio trabalho, educação e linguagem com base em uma relação histórico-social. Assim, considero que a busca para re-significar o trabalho, a educação e a linguagem é fundamental, pois a relação entre eles se constrói no desenrolar da história, de onde emerge o sentido atribuído historicamente ao trabalho. Não há como negar as modificações provocadas pela tecnologia, porém, neste processo, o trabalhador continua subjugado, sem questionar o significado do trabalho em sua vida. Nesse contexto, a investigação histórica e a fala dos professores oportunizarão condições para que a escola auxilie o jovem rural a melhor entender o mundo rural, o mundo do trabalho e o mundo urbano. A escola pesquisada é a Escola Agrotécnica Federal de Concórdia. A base metodológica do trabalho é a Análise do Discurso juntamente com o estudo de Malcom Parlett e David Hamilton sobre “Avaliação Iluminativa”. Na fala do professor fica evidente que o técnico em agropecuária não tem o entendimento sobre o sentido do trabalho e que sua relação com a linguagem é restrita, impedindo a instituição de fazer a transformação proposta.

 

Palavras-chave:

 

Trabalho, educação, linguagem.


versão integral apenas em suporte impresso

 

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