Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

 017


Incidência de clichês como critério subjacente na avaliação de textos de vestibular

 

Albertina Conceição Costa Botelho


19 de dezembro de 2003  

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (orientador);

Dra. Maria Marta Furlanetto – UNISUL (avaliadora);

Dra. Albertina Felisbino - UNISUL (avaliadora); e,

Dr. Ingo Voese – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Esta dissertação teve como objetivo “verificar a incidência de clichês como critério subjacente na avaliação das produções textuais do Vestibular unificado ACAFE 2003 da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE”. O corpus de análise consistiu de 38 redações, de um lote de 100 redações, divididas em dois grupos, conforme a nota se conformasse entre 1d e 2d abaixo e acima da média do desempenho. O tema da redação consistiu nos critérios de um capitão – nesse caso o redator – para salvar sete entre onze passageiros de um navio em naufrágio. Nas redações acima da média, foram detectados 148 clichês, numa média de 2,6 clichês para cada grupo de 100 palavras. Nas redações abaixo da média foram detectados 103 clichês e uma média de 3,1 clichês para cada grupo de 100 palavras. A média de clichês foi de 7,78 nas redações acima, contra 5,15 nas redações abaixo. Houve 43,6% a mais de clichês nas redações pontuadas acima da média; todavia, o desempenho relativo 0,866:1 foi inexpressivo. Portanto, os resultados quantitativos revelaram que no lote escolhido aleatoriamente pela Comissão de Vestibular, a incidência de clichês não foi critério subjacente para qualificação das dissertações no grupo entre +1d e + 2d da média geral das notas do Vestibular de Verão 2003 da Acafe. Do ponto de vista qualitativo, devido as características do tema, dado que o estudante estava diante de arquétipos de personagens, e as condições de produção do texto reforçaram a presença de estereotipias com argumentos para salvar/não salvar cada um dos personagens.

 

Palavras-chave:

 

Redações, vestibular, clichês, avaliação.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061