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014


Proposta Curricular de Santa Catarina: Língua Portuguesa – estudo de caso

 

Luana Medeiros Bonetti


15 de dezembro de 2003 

Dr. Ingo Voese – UNISUL (orientador);

Dra. Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante – UFAL (avaliadora);

Dr. Wilson Schuelter (avaliador); e,

Dr. Fábio de Carvalho Messa – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Nesta pesquisa, verifica-se o nível de conhecimento, compreensão, aceitação e aplicabilidade da Proposta Curricular de Santa Catarina, entre os professores, bem como de que modo a proposta contribui para uma reorientação no ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental. Para a obtenção dos dados foi realizada uma pesquisa do tipo estudo de caso com doze professoras de Língua Portuguesa de ensino fundamental de uma Escola Pública Estadual , localizada na cidade de Tubarão. O instrumento utilizado para a pesquisa foi um questionário, composto por quatorze questões. A pesquisa teve sua base teórica firmada no próprio documento da Proposta Curricular de Santa Catarina e em autores como Possenti, Bakhtin, Orlandi, Vygotsky, Geraldi, Perini e outros. Autores esses, que tratam do ensino de língua materna. Os dados coletados confirmaram a hipótese lançada de que a maioria das professoras de Língua Portuguesa, da escola pesquisada não tem a o necessário conhecimento da Proposta Curricular de Santa Catarina, texto que se refere à área de Língua Portuguesa, para empreender as mudanças sugeridas pelo documento. Concluiu-se que, em face dos resultados apresentados nesse estudo de caso, as oportunidades de estudo e esclarecimento do documento precisam ser revistas, de modo a garantir uma formação continuada e permanente de professores, proposta pelo próprio documento, para então serem ampliadas.

 

Palavras-chave:

 

Linguagem, ensino, interação.


versão integral

 

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