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O papel da Língua Portuguesa no contexto escolar: a perspectiva dos alunos que abandonaram o Ensino Fundamental

Ana Regene Varela Sangaletti


13 de novembro de 2003

Dra. Maria Marta Furlanetto – UNISUL (orientadora);

Dra. Leci Borges Barbisan – PUCRS (avaliadora);

Dra. Albertina Felisbino– UNISUL (avaliadora); e,

Dr. Ingo Voese – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Apresenta-se, neste estudo, uma pesquisa realizada com alunos evadidos da escola que estudam no Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA), localizado no município de Araranguá/SC. Trata-se de relatar os motivos pelos quais os estudantes saíram e, posteriormente, retornaram à escola, bem como o papel da Língua Portuguesa no fenômeno da evasão, conforme se elucida no primeiro capítulo. Enfatiza-se, por conseguinte, o discurso da aprendizagem, na pesquisa, visto que a perspectiva do ensino está contemplada no referencial teórico. Nesse sentido, apresenta-se um diagnóstico da escola, ressaltando sua linguagem, o discurso pedagógico e a teoria das Inteligências Múltiplas, bem como a questão da ludicidade. O ato pedagógico, na ótica dos alunos, é o conteúdo do segundo capítulo, com a apresentação, análise e discussão dos dados coletados. Os depoimentos enfocam os conteúdos programáticos, os métodos de ensino, os professores e seus respectivos sentimentos, lembranças e traumas, com destaque especial para a Língua Portuguesa. O trabalho contém propostas para a construção de uma escola diferente, centrada em uma pedagogia radical compromissada com a transformação da sociedade. Nesse contexto, destacam-se os temas que enfocam as questões da linguagem, discurso e interpretação, os pressupostos psicopedagógicos que contemplam os sentimentos e as diferentes habilidades dos seres humanos, bem como a escola que os alunos idealizam, em termos de conteúdos, métodos e postura dos professores. Embora sejam específicas para a Língua Portuguesa, tem-se a convicção de que servem, igualmente, para os demais componentes curriculares.

 

Palavras-chave:

 

Evasão, discurso pedagógico, ludicidade, estrutura escolar, língua portuguesa.


versão integral

 

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