PORTAL UNISUL     BIBLIOTECA     CONSULTA AO ACERVO     BASE DE DADOS      DISSERTAÇÕES     TESES     PORTAL DE PERIÓDICOS     MINHA UNISUL     FALE CONOSCO

Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

005


O uso do Hipertexto e da Hipermídia no desenvolvimento das Inteligências Múltiplas para uma aprendizagem mais eficaz e prazerosa

Enzo de Oliveira Moreira


10 de novembro de 2003

Dr. Wilson Schuelter – UNISUL (orientador);

Dra. Magda do Canto Zurba – FURB (avaliadora);

Dr. Oscar Ciro López– UNISUL (avaliador); e,

Dra. Dulce Márcia Cruz – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Este estudo focaliza os efeitos da tecnologia na educação, especialmente a contribuição do hipertexto e hipermídia para uma aprendizagem mais eficaz e prazerosa. A revisão de literatura faz uma retomada histórica das principais teorias da aprendizagem humana,  dando ênfase aos estudos de Howard Gardner sobre  a teoria das Inteligências Múltiplas. Nesta pesquisa, são apresentados estudos sobre como desenvolver projetos na escola para atender os diferentes tipos de inteligência dos alunos. Outro foco teórico desta dissertação é sobre o ambiente virtual, com base em Pierre Lévy,  e sobre a montagem de hipertextos e hipermídia no ambiente computacional. Com a apresentação da base teórica, esta dissertação traça os rumos norteadores para se desenvolver projetos  de montagem de hipertextos e hipermídia com alunos do ensino médio, utilizando suas diferentes inteligências, objetivando desenvolver temas ligados ao ensino da Geografia. Após a montagem e a apresentação dos trabalhos, foi feito um levantamento das opiniões dos alunos e do professor envolvidos, para avaliar a contribuição que o  uso do hipertexto e da hipermídia pode dar ao desenvolvimento das Inteligências Múltiplas, para uma aprendizagem mais eficaz e prazerosa.

 

Palavras-chave:

 

Inteligências múltiplas, linguagem virtual, aprendizagem.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061